terça-feira, 14 de outubro de 2008

A realidade do mercado de comunicação atual


Responsábilidade social e Comunicação integrada uma experiência cada vez mais requisitada no mercado da comunicação
Por Sheu Silva
Com a atual base da avaliação mercadológica consolidada acima do desempenho ético e do relacionamento exercido por uma empresa com a sua comunidade e com seu País, as instituições foram obrigadas a reformular seus planos de ações e abrir espaço em sua estrutura para um novo setor e para novos profissionais, que por sua vez, são responsáveis pela integração da comunicação interna e externa da empresa, gerando a chamada responsabilidade social.

Ações entorno do meio ambiente, saúde e cultura são usadas como ferramentas no desenvolvimento dos planos das empresas, que têm como objetivo gerar idéias que produzam um novo estilo de pensamento, que leve o consumidor a zelar pelo consumo consciente. Estes produtos mercadológicos são produzidos por um setor, onde exige uma integração entre diversos profissionais, surgindo a necessidade da comunicação integrada na instituição. Para que as mesmas se tornem em empresas cidadãs.

Ao analisar este novo aparato, a Unibahia auxiliada pela Aerpe (Agência Experimental de Relações Públicas da Unibahia) realizou nos dias 07 e 08 de outubro na instituição a IV mostra de comunicação, onde foram abordados os temas “a responsabilidade social e a contribuição do profissional de comunicação neste processo” e “A importância da comunicação integrada frente ao mercado de trabalho”. Tendo como participantes os profissionais Benício Trindade – coordenador e relações públicas da Infraero; Andréia Rodrigues –consultora em comunicação e Lise Botelho – consultora em comunicação.

Estratégias, planejamento e dicas de como proceder neste novo mercado foram as prescrições dos participantes ao público de alunos da Unibahia. Na mesa redonda os profissionais expôs os conflitos encontrados no mercado e quais os atuais requisitos para os formando e para os novos profissionais da área da comunicação. Os docentes da instituição integraram a mesa, contribuindo como um fio condutor na orientação dos participantes em geral.

Conscientizar os discentes sobre as novas tendências empresariais é uma das iniciativas da Unibahia, que propõem utilizar sempre através da mostra de comunicação as vivências de seus participantes como forma de elucidação para alunos. A responsabilidade social e a comunicação integrada são novas ferramentas mercadológicas usadas em busca da lapidação das empresas, principalmente do ramo de comunicação, ao qual estamos inseridos.