terça-feira, 11 de novembro de 2008

Os Encontros de Malabares

A arte é exaltada por multidões nas praças de Salvador
Por Sheu Silva
Em 2007, surge em Salvador os Encontros de Malabares, movimento que reuni artistas de rua, malabaristas e simpatizantes, para treinar e praticar a arte em um movimento artístico. Inicialmente o encontro informal era realizado semanalmente em praças de toda a cidade e com poucos participantes, mas com o aumento do público, o movimento Malabares passou a ser chamado de “Malabares Mágicos”, onde a arte, a música, o teatro e as artes visuais são os principais elementos do encontro.
Os encontros ganharam dimensões cada vez maiores, com cerca de mil pessoas em cada evento os “Malabares Mágicos” foi renomeado para, “Encontro de Malabares, Arte e Cultura”. A programação do movimento inclui apresentação de malabares, circo, dança, palhaços, música, teatro, pinturas, poesia, entre outras formas de arte. A troca do conhecimento e a interação da comunidade e das pessoas em geral com a arte de rua é o principal objetivo do Encontro dos Malabares. As praças da cidade de Salvador, em especial a praça do rio vermelho, são o palco dos eventos, realizados periodicamente e sem apoio de órgão governamentais, o que dificulta a sua realização.


Mutirão da arte

A secretaria Estadual de Cultura com os artistas do Malabares estão promovendo nas praças do município de Salvador e região metropolitana, o “Mutirão Mete a Mão”, que tem como finalidade levar as comunidades tradicionalmente excluídas do circuito oficial de arte, um pouco do grande movimento artístico, promovendo um intercâmbio entre os artistas e o público carente. Bairros como Saramandaia, Itinga, Boca do rio e Garcia já foram beneficiados por este mutirão, que contou com a apresentação de peças de teatro infantil, grupo de música, show de fogos e luzes e grafite.
O mutirão têm atraído a atenção da mídia de Salvador, a rádio Educadora FM 107,5 esta transmitindo ao vivo a programação do “Mutirão Mete a Mão”, disponibilizando para o ouvinte flashes diretamente do evento e a TVE Bahia também tem auxiliado na cobertura local da programação, transmitindo para o estado o movimento que promove o culto a arte de rua.

Comunidade do Orkut

Identificados como “A Trupe dos Malabares Mágicos”, o perfil do maior site de relacionamento “Orkut”, possui 991 usuários e disponibiliza aos mesmos, 346 fotos dos eventos realizados. “A arte do malabarismo faz bem para a mente e para o corpo, reforçando a musculatura, o equilíbrio, o reflexo, a criatividade, a coordenação e ritmo. Melhorando a visão e desenvolvendo a paciência!”, assim é descrita a comunidade “Malabares Mágicos” que possui cerca de 507 usuários, criada em 2006, disponibiliza as informações dos eventos, oficinas gratuitas e informações sobre venda de artigos artísticos.

Senhoras e Senhores

O respeitável público, homens, mulheres, crianças, artistas e palhaços formam nas praças de Salvador um movimento em favor da alegria, onde todos mostram que viver da arte é encontrar o próprio eu, uma nova fonte saudável de vida. Mímicas, sorrisos, gritos e palhaçadas fazem parte do grupo “Malabares Mágicos”, que ensina que no palco da vida, a grande magia de se viver melhor, esta em um simples movimento artístico.